Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para informações de tráfego, consulte o Twitter.
Publicado em 21 de mai de 2015 às 14:08
Projeto recebe a partir da próxima segunda-feira (25) alunos da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais
A Ecovia receberá na próxima segunda-feira (25) mais uma turma de alunos do da Escola Francisco Xavier da Silva de São José dos Pinhais para orientar os pequenos sobre noções básicas de trânsito e cidadania. A ideia é de que a o espaço receba 1.800 alunos até dezembro de 2015, com idade entre 8 e 10 anos, 20% a mais do que o total recebido no ano passado.
Inaugurada há mais de um ano, a pista educativa da Ecovia está localizada no km 60 da BR-277, em São José dos Pinhais. No espaço, são simuladas situações reais de trânsito envolvendo pedestres e carros. A guarda municipal faz a orientação dessas crianças sobre sinalizações, faixas de pedestre, cadeirantes e bicicletas. A iniciativa conta com a parceria da Ecovia, Instituto Renault e Prefeitura de São José dos Pinhais, através de suas secretarias de Segurança, Educação e Trânsito e Transportes.
De forma preventiva, o projeto reforça na prática a importância do pensar e agir em favor do bem comum. “Estudos apontam que 90% dos acidentes de trânsito tem como causa principal erros e comportamentos humanos. Drasticamente, crianças e adolescentes cheios de sonhos fazem parte dessa estatística assustadora”, afirma Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia.
A estrutura da Pista Educativa está instalada numa área de 1,5 mil metros quadrados e conta com pista, sinalização de trânsito, minicarros, garagem, banheiros e uma arquibancada para 40 pessoas. Preparado para atender pequenos grupos por visita, o ambiente simula grande parte das condições encontradas em uma via pública, com cruzamentos, faixa de pedestres, placas de sinalização e até mesmo ciclovia. São utilizados no projeto seis minicarros desenvolvidos pela Renault do Brasil especialmente para o projeto.
A cidade de São José dos Pinhais foi a primeira a inserir na grade educacional do município o tema Educação no Trânsito. Após serem avaliados de forma transversal, ou seja, entre todas disciplinas juntas, o estudante estará pronto para vivenciar as situações na prática.
Para que as escolas possam participar do projeto é necessário que o município tenha um programa de educação transversal de trânsito (que aborde o assunto em várias disciplinas em sala de aula), de acordo com a Lei nº 9.503 de 1997, a qual instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Em São José dos Pinhais, por exemplo, há também uma Lei municipal (nº 1.800/2011), que insere o trânsito como tema em salas de aula de aproximadamente 200 unidades de ensino, entre escolas municipais, particulares e estaduais.
Fim de semana
Os 50 mil usuários que devem trafegar pela BR-277 no próximo fim de semana deverão encontrar o tráfego alto a partir de sexta-feira (22), entre 18h e 21h, com quase 800 veículos/hora.
Para o domingo (24), dia de maior movimento sentido Curitiba, as rodovias da concessionária estarão com fluxo três vezes acima do normal entre 16h e 20h, podendo atingir 1,3 mil veículos/hora.