Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o Twitter.

Fórum de trânsito discute uso do celular na direção

Publicado em 15 de set de 2017 às 10:46

Motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar o olhar para ler uma mensagem e aumenta em 400% as chances de provocar um acidente

Na próxima terça-feira (19), Curitiba recebe a quinta edição do Open Fórum de Trânsito e Transformação, evento que reúne anualmente especialistas em trânsito de todo o Brasil para debater temas que apontem caminhos para uma mobilidade mais segura no país. Nesta edição, o tema do fórum será "Celular e direção". Segundo estudo da Universidade de Utah (EUA), o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção na direção quando desvia o olhar para ler uma mensagem ou atender uma chamada no celular. Com o veículo a 80 km/h, ele percorre o equivalente a um campo de futebol sem ver o que está acontecendo no trânsito. Isso é o suficiente para aumentar em 400% as chances de se envolver em um acidente.

Outro estudo recente, esse do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), revelou que 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, envolvendo a desatenção dos motoristas e o desrespeito à legislação. Usar o celular na direção, beber antes de dirigir, não usar o cinto de segurança e o excesso de velocidade lideram a lista dessas falhas humanas.

É esse o cenário que será analisado no V Open Fórum de Trânsito e Transformação, que é promovido pela Ecovia Caminho do Mar, que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 e 407, Instituto Renault e o Sistema Federação das Indústrias do Paraná, por meio do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal Curitiba).

Participarão do evento Leonardo Pereira, coordenador do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (INFOSIGA-SP), Josiane Arruda, do projeto Vida no Trânsito, de São José dos Pinhais-PR, e Emerson Leão, do Centro de Experiência e Segurança Viária. A mediadora do fórum será a jornalista Mira Graçano, coach com experiência em Análise Transnacional.

Feira de Ideias

Além do debate entre os convidados, os participantes do fórum vão escolher o melhor de quatro artigos acadêmicos, produzidos por alunos de instituições de ensino superior de Curitiba, que abordam assuntos relacionados à segurança viária. Cada autor ou grupo de autores terá dez minutos para apresentar e defender o seu artigo. Após as apresentações, os participantes do fórum votarão em um que julgarem melhor. Os autores do artigo mais votado ganharão um tablet cada um como prêmio e reconhecimento pelo trabalho realizado.

"Essa é uma forma de estimular a produção de conteúdo científico relacionado à segurança viária e democratizar o acesso a essas informações, que não podem ficar restritos à academia. Batizamos essa iniciativa de Feira de Ideias e incluímos ela na programação do fórum", explica Fabiano Medeiros, gerente de Engenharia e Atendimento ao Usuário da Ecovia.

Para Evandro Vianna, diretor superintendente da Ecovia, o tema "Celular e direção" é muito pertinente, pois a conectividade do mundo moderno tem comprometido muito a segurança viária. "As pessoas estão desenvolvendo novos comportamentos pela dependência digital que o celular gera. No trânsito, esse comportamento pode ser fatal e não será combatido apenas com aplicação de multas, pois a fiscalização ainda não dá conta de coibir tudo. Precisamos de mais debates e campanhas de conscientização sobre o tema, além de educação e bom exemplo, que deve começar dentro de casa, quando as famílias estão no carro", destaca.

Por isso, o V Open Fórum de Trânsito e Transformação é aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema. A participação é gratuita porém é obrigatório fazer o cadastro, mas as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por esse link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc30gjjmJ9fm1spCaGb9qk0wumnorCrk4yNIZE1joZCkv-SUQ/viewform

SERVIÇO

V Open Fórum Trânsito e Transformação

Data: 19 de setembro (terça-feira)

Horário: 13h30 às 18h

Local: Campus da Indústria – auditório Mário De Mari

Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico – Curitiba.