Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o Twitter.

Fim de semana para explorar o turismo histórico no litoral do Paraná

Publicado em 22 de jul de 2016 às 16:16

Previsão de baixo movimento de tráfego na estrada é ideal para conhecer a história das cidades litorâneas e aproveitar as delícias do festival Sabores do Litoral

O fim de semana deve ser de movimento moderado na BR-277, entre Curitiba e litoral. Segundo previsão da Ecovia Caminho do Mar, concessionária responsável pela administração do trecho, mais de 51 mil carros devem trafegar pela rodovia, nos dois sentidos, neste sábado e domingo, o que garantirá um passeio tranquilo para quem quiser aproveitar estes dias no litoral.

O clima frio de inverno pode não ser ideal para deitar na areia e pegar uma praia, mas o litoral do Paraná também é um ótimo destino para quem quer saber mais sobre a história do estado. Melhor, ainda, é conhecer os fatos históricos e aproveitar as delícias do festival Sabores do Litoral, que acontece até o dia 31 de julho em sete cidades costeiras, além da Ilha do Mel. Ao todo, 25 restaurantes e 15 hotéis e pousadas participam do evento e oferecem descontos especiais.

Opções de roteiro

Além das belezas naturais, Guaraqueçaba tem muita história para contar. Foi em uma de suas ilhas, a de Superagui, que desembarcaram os primeiros portugueses no Paraná, em 1545.

Antonina, por sua vez, tem o seu conjunto histórico e paisagístico tombado como Patrimônio da União. Reserve algumas horas para conhecer as suas principais fachadas, como as do Teatro Municipal e da Igreja Bom Jesus do Saivá, além de suas ruínas.

Um passeio ao centro histórico da vizinha Morretes também é uma viagem ao passado. O Porto de Cima, povoado situado ao pé da Serra do Mar, também conservou muitas características da época colonial.

Paranaguá é a cidade mais antiga do estado. Fundada em 1648, concentra as suas principais atividades econômicas no porto. Vale conhecer os mercados municipais, entre eles o do Café e o do Artesanato, além do Museu de Arqueologia e Etnologia, que conta com um acervo de mais de 70 mil peças.

A Ilha do Mel é parada obrigatória para quem é fã de belas paisagens e conhecimento. Não dá para deixar de fora do seu roteiro o Farol das Conchas, na praia de Brasília, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na praia da Fortaleza, construída entre 1767 e 1769 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Sabores do Litoral é uma promoção da concessionária Ecovia Caminho do Mar, da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).

Para obter mais informações sobre o festival, além de curiosidades sobre as cidades participantes, acesse o site oficial do evento (saboresdolitoral.com.br) ou a página do Facebook (facebook.com/SaboresdoLitoral).