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Publicado em 19 de ago de 2020 às 08:00
Material com elevada resistência a intempéries, boa capacidade de recuperação elástica e resistência a altas temperaturas. São essas algumas das vantagens do asfalto modificado por borracha, destinadas a aumentar a vida útil dos pavimentos, que desde 2008 é utilizado nas rodovias BR-277 (Curitiba-Paranaguá), PR-407 (Praia de Leste) e PR-508 (Alexandra-Matinhos), administradas pela concessionária Ecovia, empresa do grupo EcoRodovias.
Somente no ano passado foram usadas 4 mil toneladas desse asfalto na pavimentação das três rodovias. Como 14% deste material é proveniente do pó de pneu moído, significa que 560 toneladas de pneus de caminhões foram usadas na fabricação do asfalto ecológico usado pela Ecovia em 2019. Em números gerais, 11 mil pneus foram reaproveitados, com forte impacto ambiental.
“Normalmente, esse pó de pneu que usamos na composição do asfalto é usado nos fornos das cimenteiras. A queima de uma tonelada de pneus emite 2,56 toneladas de CO2. Como a Ecovia utilizou o equivalente a 11 mil pneus no ano passado, podemos afirmar que ela deixou de emitir 28 toneladas de gás carbônico na atmosfera”, explica a engenheira química Aline Sendeski, da CBB Asfaltos, fornecedora do asfalto ecológico para a concessionária.
O aspecto ambiental do asfalto ecológico é apenas um dos benefícios em relação ao asfalto tradicional. “Esse tipo de asfalto proporciona diversas vantagens. Há um desempenho elevado devido à incorporação da borracha, o que gera mais resistência às possíveis deformações do solo, como fissuras, afundamentos e trincas. Para os motoristas, há um menor ruído no contato do pneu com o asfalto, além de um maior atrito nas frenagens, o que reduz o espaço até a parada total dos veículos. Por fim, também é importante esclarecer que o asfalto ecológico é menos vulnerável à ação degradante gerada pela infiltração da água de chuva”, detalha Sandro Torre, coordenador de Planejamento de Engenharia da Ecovia.
Além de proporcionar segurança e conforto aos motoristas e impactar menos o meio ambiente, o asfalto borracha tem durabilidade superior ao pavimento comum. O impacto dessa maior resistência pode ser sentido no dia a dia pelos usuários que trafegam pelas rodovias do trecho administrado pela concessionária Ecovia, já que um asfalto mais resistente proporciona um número menor nas obras de manutenção e reparo no pavimento na comparação com o asfalto tradicional.
Ao viajar pela BR-277 no trecho Curitiba-Litoral, a concessionária Ecovia orienta que motoristas e passageiros tenham em mãos o telefone 0800 410 277, que pode ser acessado para solicitar serviços de atendimento a panes, remoções e guinchos. A conta de Twitter @ecovia é atualizada periodicamente durante o dia com informações sobre as condições de tráfego na rodovia, sendo uma fonte de consulta importante para programar a viagem. Além disso, o usuário também pode baixar gratuitamente o aplicativo Ecorodovias em seu smartphone e ter todas as informações da rodovia na palma da mão.