Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o Twitter.

Ecovia e PRF incentivam o uso de cadeirinha na BR-277

Publicado em 07 de jan de 2016 às 11:12

Equipamento é obrigatório e deve estar adequado ao tamanho e peso da criança

Os motoristas que viajarem na temporada de verão pela BR-277 encontrarão mensagens da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária Ecovia alertando para o uso de cadeirinhas específicas de transporte para crianças. Apesar de muitos ainda não utilizarem o equipamento, ele é tão importante para as crianças como o cinto de segurança é para os adultos.

“Essa é a única forma de transportar bebês e crianças de forma segura durante a viagem”, adverte o gerente de Atendimento a Usuário, Raul Boff. Os painéis estão instalados na praça de pedágio, localizada no km 60 e no km 10 da BR-277. Todos mostram a importância do uso correto do produto. A PRF fará abordagens ao longo do verão de 2016 com o intuito de alertar os viajantes para o risco o qual as crianças se expõem por estarem sem cadeira específica para a sua idade.

As indenizações por acidentes envolvendo crianças diminuíram 60%, no Paraná, em 2014 em relação ao ano anterior. Os dados são da Seguradora Líder-DPVAT que administra o seguro obrigatório de todos os veículos do Brasil e, o uso correto da cadeirinha é a possível causa da queda.

“A Ecovia vem trabalhando constantemente para contribuir com a redução dos acidentes, principalmente aqueles envolvendo crianças e bebês”, afirma Raul Boff. “A concessionária verificou uma redução de 22% entre 2014 e 2015 em acidentes envolvendo crianças de 0 a 7 anos.”

Bebês de até um ano devem ser levados no bebê conforto. Já para quem tem entre 1 e 4 anos, somente na cadeirinha. Entre 4 e 7,5 anos, deve ser usado o assento de elevação conhecido como buster. A partir dos 10 anos, a criança está livre para usar somente o cinto de segurança.

A penalidade pelo descumprimento da lei é multa de R$ 191,54 (infração gravíssima) e sete pontos na carteira de habilitação, segundo o Artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro.

Como a concessionária Ecovia tem interesse no conforto de seus usuários, a dica é que sigam @ecovia no Twitter. A ferramenta é atualizada com informações referentes ao tráfego mesmo nos fins de semana, inclusive na temporada de verão e com dicas de segurança, deixando a oportunidade do viajante programar sua viagem. Outra opção é o 0800 410 277 para informar sobre acidentes, tráfego e outras dúvidas.