Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para informações de tráfego, consulte o Twitter.
Publicado em 18 de nov de 2015 às 15:21
O dinheiro arrecadado é utilizado pela concessionária como troco ao pagamento da tarifa
A escassez de moedas no mercado tem levado as empresas a buscar soluções para sua arrecadação. É o caso da concessionária Ecovia, responsável pela administração das rodovias que ligam Curitiba ao Litoral, que realizou uma campanha interna para estimular a circulação das moedas. Resultado parcial da campanha mostra que a concessionária arrecadou 500 mil moedas que voltarão à circulação por meio de troco aos usuários.
“As moedas são importantes na nossa operação diária e a sua escassez nos levou a usar a criatividade para mostrar sua importância em nosso dia a dia”, afirmou o diretor-superintendente da Ecovia, Evandro Vianna. A campanha teve também um caráter educativo, uma vez que instruiu os colaboradores da concessionária a colocar o dinheiro em movimentação.
A campanha da Ecovia, no ar desde maio, tem como objetivo estimular os colaboradores a colocar moedas em circulação e arrecadar as mesmas para facilitar o troco, sobretudo às moedas de R$ 0,10 e R$ 0,05. Para engajar os colaboradores, foi montada uma tabela de pontuação para cada moeda e as de 0,05 e de 0,10 valem mais, em função da escassez das mesmas no mercado. Os que arrecadarem mais receberão prêmios variados como um celular, um tablet, e uma TV 42 polegadas tela LCD.
E alguns colaboradores já despontam na liderança devido ao resultado obtido até agora. É o caso do Franclin Rausis (16), aprendiz na concessionária. Ele trabalha meio período no setor de Arrecadação e é o líder da campanha por já ter arrecadado o equivalente a mais 60 mil moedas.
Para chegar a esse resultado, Franclin usou como estratégia a divulgação da campanha para todos do bairro onde mora, em São José dos Pinhais. A partir daí foi só estabelecer o dia e arrecadar. “Em julho, acumulei um terço do total que tenho, ou seja, mais de 20 mil moedas”, explica o jovem. Tanto esforço tem uma meta: Franclin quer ganhar a TV. “Quero dar de presente à minha família”, afirmou.
Mesma com a campanha interna, a Ecovia está se preparando para a temporada de verão quando a utilização das moedas no troco é essencial para os quase dois milhões de veículos que devem trafegar no período. “Em um dia de intenso movimento típico de temporada, chegamos a usar mais de 50 mil moedas”, afirma Raul Boff, gerente de Atendimento ao Usuário.
A falta de moedas é um problema nacional e isso tem levado as empresas a se adaptarem com campanhas e incentivos junto aos seus colaboradores, principalmente para a arrecadação das moedas de R$ 0,05 e R$0,10. O Banco Central, com a ideia de reduzir custos, minimizou a quantidade solicitada a Casa das Moedas já que sua produção tem um custo operacional.
“Mesmo com o foco da campanha nos colaboradores da Ecovia, a resposta dá-se diretamente aos usuários e motoristas que necessitam da moeda como troco”, afirma Evandro.