|
Buscou resultados através de ação de conscientização e orientação junto aos usuários da estrada (em especial os caminhoneiros) e às comunidades e escolas, ao longo dos trechos cobertos pela rodovia, onde procuramos reduzir a existência de focos propícios à criação e proliferação das larvas do mosquito transmissor da Dengue.
Embora o Paraná seja considerado endêmico para a Dengue e esteja rumando para uma futura erradicação desta doença, ainda existem muitos casos registrados que foram originados fora do Estado, cujos doentes acabam sendo vetores de transmissão e manifestam os sintomas já em solo paranaense, com todas as conseqüências daí oriundas.
É também importante considerar, por orientação da Organização Mundial da Saúde, que doenças com forte componente de variabilidade epidêmica, em decorrência de existirem ou não os fatores propícios ao seu recrudescimento, devem ser objeto de ações firmes e constantes, até a comprovação, por um tempo considerável, da sua total erradicação.
Ação – Colocação de 500 cartazes em pontos-chave e distribuição de 25.000 flyers de orientação na praça de pedágio e junto ao comércio lindeiro, bem como em residências na região do Porto de Paranaguá, atingindo em torno de 29.000 pessoas no ano de 2006.
|