Considerada pela pesquisa CNT uma das melhores rodovias do Paraná.

A Ecovia faz parte do Grupo EcoRodovias e administra a BR 277 entre Curitiba e Litoral, a PR 508 – Alexandra Matinhos, PR 407 – Praias de Leste e faz a conservação das PR’s 804,408 e 411 e entre Morretes e Antonina.


Obras na Estrada

Obras na Estrada

Cuidar da manutenção de uma rodovia é cuidar da segurança de todos os que trafegam por ela. Por isso, investimentos constantes e eficazes são rotina nas rodovias sob concessão. Boa parte dos recursos aplicados está em ações preventivas, com identificação antecipada de possíveis problemas nas pistas e correção imediata. Com isso, a empresa proporciona mais segurança e conforto aos usuários que utilizam a BR 277 entre Curitiba e o litoral do Paraná.

Pontes e viadutos

Quem já teve a curiosidade de contar sabe que, seguindo de Curitiba até o litoral, existem 58 pontes e 11 viadutos ao longo da BR 277. Em todos esses pontos, a Ecovia realiza serviços periódicos de inspeção e manutenção. Em julho de 2005, as obras no Viaduto do Caruru, no km 43,2 da rodovia, chamaram a atenção dos usuários. Durante uma inspeção de rotina, os engenheiros encontraram uma trinca no vão central da estrutura e iniciaram imediatamente as obras de restauração, que consumiram investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão. Em 2006, outro viaduto passou por reparos no alto da Serra do Mar: o Viaduto dos Padres, uma estrutura de mais de 65 metros de altura, foi restaurado. Novamente em 2008, foram realizadas obras no Viaduto Caruru e em 2012 no Viaduto dos Padres – todas de reforço estrutural.

Em 2010 outras pontes receberam investimentos ao longo das estradas entre Curitiba e Litoral. Foram alargadas as pontes sobre os Rio Iguaçu (km 77,4), Rio Pequeno II (km 73,8), Sagrado III (km 28,8) e Rio Pitinga (km 28,6) – investimento na ordem de 2,7 milhões.

Além disso, foi construído o muro de proteção junto a ponte do Rio Sagrado I. Já o Viaduto Morro Alto (km 41) sentido Paranaguá recebeu investimentos de R$ 1,6 milhão em obras de reforço estrutural.

Encostas
Deslizamentos de terra podem provocar acidentes e grandes transtornos para os usuários de uma rodovia. Por isso, a Ecovia realiza a manutenção e inspeção das encostas através de seu programa de monitoramento que ajudou a conhecer melhor a geologia de cada trecho da rodovia e a identificar os riscos de quedas de barreira e assim evitar que cheguem à rodovia.

As estações pluviométricas, localizadas nos kms 10, 24, 35, 41 e 48 da BR 277, auxiliam no monitoramento e partindo do plano de ação deste programa, com níveis de alerta as equipes já sabem o que melhor fazer e juntamente com sinalização móvel de emergência e todo o aparato especial necessário realizam serviços de terraplanagem e remoção. Atividades como fiscalização, drenagem, inspeção em bueiros, caixas de captação, poços e roçadas também são desenvolvidas.

Restauração
O pavimento do trecho sob responsabilidade da Ecovia é inspecionado constantemente. Caso necessite de algum reparo é programada a sua restauração. A realização deste trabalho é preventiva e atende às normas rodoviárias e de segurança, além de obedecer ao contrato de concessão.

As obras acontecem, anualmente, em diversos pontos da rodovia e são programadas preferencialmente fora do período da temporada de verão e em horários de menor movimento. Todos os locais são devidamente sinalizados, seguindo à normas, visando à segurança do motorista e fluidez do tráfego na rodovia.

Segurança
Eliminar pontos de conflitos é uma das maneiras de oferecer segurança para quem trafega em uma rodovia. Na BR 277, em 2006, a Ecovia reformulou três passagens subterrâneas adaptando-as para circulação de pedestres no perímetro urbano da BR 277. Atualmente são dez estruturas (sete passarelas), na região entre Curitiba e São José dos Pinhais, disponíveis para a travessia de pedestres. E para oferecer ainda mais segurança para pedestres e motoristas, foram implantadas mais de 10 mil metros de telas de proteção no canteiro central da rodovia. Dispositivo este que vem recebendo reforço, desde 2011 na região do perímetro urbano (Jd das Américas), com barreiras new Jersey e tela de proteção. A concessionária também implantou uma ciclovia entre o km 01 e 03 da PR-407 – área urbana da via.

Outras obras

Serviços de pavimentação em toda a concessão;
Implantação e manutenção de iluminação;
Manutenção de áreas verdes;
Limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem;
Limpeza de placas horizontais e verticais – total de 4.500 em toda a concessão;
Instalação de 21câmeras ao longo da BR 277 e rodovias de acesso às praias.

Serviço de conservação

O desgaste do tempo e a ação do homem atuam sobre os componentes que formam uma rodovia. Para conservá-la em boas condições de tráfego, é necessário um trabalho contínuo de reparos, cortar novamente a grama, retirar o lixo abandonado, corrigir pequenas imperfeições do asfalto, recuperar uma defensa metálica danificada em um acidente, ou mesmo conter um deslizamento de encosta na altura de 60 metros acima da pista.

Para realizar esse trabalho, a Ecovia conta com equipes especializadas em recuperação de pavimento e outros serviços, como limpeza das vias e faixas de domínio, desobstrução de bueiros e drenos, roçadas e podas de acordo com a vegetação local e a erradicação de espécies exóticas e invasoras da flora.

A empresa também gerencia o reparo dos dispositivos de concreto da rodovia – como canaletas, meios-fios e new Jersey – além da limpeza ou troca das placas de sinalização deterioradas.

*Você pode acompanhar, toda semana, os trechos com obras através das câmeras ou do blog de notícias deste site ou seguindo a Ecovia no Twitter, perfil @ecovia

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