Considerada pela pesquisa CNT uma das melhores rodovias do Paraná.

A Ecovia faz parte do Grupo EcoRodovias e administra a BR 277 entre Curitiba e Litoral, a PR 508 – Alexandra Matinhos, PR 407 – Praias de Leste e faz a conservação das PR’s 804,408 e 411 e entre Morretes e Antonina.


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Dúvidas

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  • 1. Como posso adquirir o dispositivo do Via Fácil?
  • Resposta:

    Você pode obter informações por meio do telefone 0800 015 02 52 . O Via Fácil é um sistema que permite a passagem pela praça de pedágio sem precisar parar ou manusear cédulas para efetuar o pagamento da tarifa. A leitura eletrônica é feita por meio de um dispositivo instalado no pára-brisa do veículo que permitirá a passagem fácil. A fatura seguirá para a casa do usuário em até 30 dias. O dispositivo é valido na Ecovia e em diversas outras concessionárias do Paraná. O sistema é administrado pelo Grupo STP – Serviços e Tecnologia de Pagamentos.

  • 2. Minha empresa deseja distribuir material promocional na praça de pedágio. Com quem devo falar?
  • Resposta:

    Entre em contato através do e-mail mario.xavier@ecovia.com.br

  • 3. A quem é concedida a isenção da tarifa de pedágio?
  • Resposta:

    Conforme dispõe o contrato de concessão assinado pela Concessionária e o Governo do Estado do Paraná, a isenção do pagamento de pedágio autoriza o trânsito livre para veículos nos seguintes casos: 1. Veículos de propriedade da concessionária; 2. Veículos de propriedade da Polícia Militar e Rodoviária Federal e Estadual; 3. Veículos destinados ao atendimento público de emergência: Corpo de Bombeiros e ambulâncias, quando em serviço; 4. Veículos oficiais, desde que credenciados, em conjunto, pelo Poder Concedente e pela Concessionária.

  • 4. Eu paguei o pedágio e o arrecadador não devolveu o troco corretamente. O que devo fazer?
  • Resposta:

    O usuário deverá conferir o seu troco no momento do pagamento da tarifa. Se o usuário estiver na Praça de Pedágio deverá proceder da seguinte forma: estacionar o carro no acostamento à direita (no espaço ‘zebrado’), ligar o pisca-alerta e aguardar um funcionário. Explicar o seu problema. Atenção: O comprovante de pagamento da tarifa de pedágio deverá estar em mãos. Se o usuário não estiver na Praça de Pedágio, deverá proceder da seguinte forma: solicitar abertura de processo no Departamento de Atendimento ao Usuário - Ouvidoria. Atenção: o comprovante de pagamento da tarifa de pedágio deverá estar em mãos. Além disso, os seguintes dados, impressos no comprovante, deverão ser repassados: número da cabine de pedágio; data e hora da ocorrência; número da ocorrência; código do arrecadador. A partir da abertura da solicitação, realizaremos auditoria no caixa do arrecadador e, se for comprovado valor maior, será providenciado o ressarcimento.

  • 5. Tenho dúvidas de como chegar ao meu destino. O que fazer?
  • Resposta:

    Você poderá parar em um dos postos SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) localizados ao longo do trecho administrado pela Ecovia (km 60 – sentido Curitiba e km 35 e 11 – sentido Paranaguá), acessar o nosso site www.ecovia.com.br, no link Mapa da Rodovia, ou ainda solicitar informações através do 0800 410 277.

  • 6. Sobre os Pedágios: Como são calculadas as tarifas de pedágio?
  • Resposta:

    As tarifas de pedágio estão previstas no contrato de concessão. A definição do valor da tarifa leva em consideração todos os investimentos que serão realizados na rodovia ao longo dos 24 anos. O reajustamento da tarifa anual, todo dia primeiro de dezembro, é definido por índices setoriais fornecidos pela Fundação Getulio Vargas. Cada praça de pedágio cobre um número definido de quilômetros, razão também, porque há diferença entre as tarifas de cada trecho.

  • 7. Qual é o prazo de concessão da Ecovia?
  • Resposta:

    O Contrato de Concessão da Ecovia Caminho do Mar é de 24 anos. Foi assinado em 14 de novembro de 1997 com o governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

  • 8. Quem é responsável pela fiscalização de trânsito e deve, portanto, coibir o tráfego pelo acostamento, o excesso de velocidade entre outros?
  • Resposta:

    A Polícia Rodoviária Federal e Estadual são as responsáveis por fiscalizar o trânsito nas estradas e possui sua rotina de trabalho independente da Concessionária. Portanto, problemas como: assaltos, excesso de velocidade, direção perigosa, devem ser reportados à Base da Polícia Rodoviária mais próxima ao local do fato.

  • 9. Quem fiscaliza o trabalho da concessionária?
  • Resposta:

    O DER – Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná.

  • 10. Quais os limites de velocidade nos trechos administrados pela Ecovia?
  • Resposta:

    A velocidade máxima permitida de tráfego na rodovia varia de acordo com as características da via, como perímetro urbano, área com incidência de neblina, etc. Em função da variação do limite máximo de velocidade permitido nas rodovias é fundamental que o motorista fique atento às placas de sinalização, localizadas à margens das vias. BR-277 km 0 ao 7 (Acesso ao Porto) - 60 km/h BR-277 km 7 ao 31 (Planície) - 110 km/h automóveis; 90 km/h ônibus; 80 km/h caminhões. BR-277 km 31 ao 49 (Serra) - Tempo Bom (todas as categorias) - 80 km/h; caminhões na descida da serra – 40 km/h BR-277 km 49 ao 74 (Planalto) - 110 km/h automóveis; 90 km/h ônibus; 80 km/h caminhões. BR-277 km 74 ao 84 (Av. Rui Barbosa até Viaduto BR-476) - 80 km/h PR-407 - 90 km/h automóveis e ônibus; 80 km/h caminhões. PR-508 - 100 km/h automóveis; 90 km/h ônibus; 80 km/h caminhões. PR-408 - km 0 ao 6 – 60 km/h km 6 ao 23 – 80 km/h (exceto perímetro urbano de Morretes) PR-411 - 60 km/h PR-804 - 80 km/h

  • 11. Quando precisar de ajuda na rodovia, o que o usuário deve fazer?
  • Resposta:

    Caso disponha de um celular, ou esteja próximo a um telefone convencional ao longo da rodovia, o usuário deve ligar para 0800 410 277. A Ecovia possui viaturas de inspeção de tráfego que circulam 24 horas por dia pelas rodovias, verificando as condições das pistas e auxiliando o motorista em situações de emergência, acionando, se necessário, outros serviços como guincho e atendimento pré-hospitalar. Ao precisar de ajuda, o usuário deve informar sua localização, quilômetro, ponto de referência (que pode ser um posto de serviço, restaurante ou qualquer outro estabelecimento), tipo do veículo e indicações do defeito ou ocorrência que exige a solicitação do auxílio.

  • 12. Eu perdi um objeto na rodovia. O que devo fazer?
  • Resposta:

    O objeto esquecido nas dependências dos postos de Atendimento ao Usuário (SAU), Praça de Pedágio e Posto de Pesagem na Rodovia, será recolhido e levado a Ouvidoria - e lá ficará por seis meses, considerando-se a data em que foi encontrado. Passado esse prazo será enviado a Empresa de Correios e Telégrafos – ECT (agência Central - Setor de Achados e Perdidos). Se você perdeu algum objeto ligue 41 3381-6500, peça pela área de Ouvidoria, em horário comercial, e verifique se o material se encontra no setor.

  • 13. Qual o critério que a Ecovia utiliza para a implantação de passarelas?
  • Resposta:

    No Contrato de Concessão, já foi definido a quantidade e locais da implantação das passarelas. A instalação desse dispositivo atende a uma normatização específica do DER, a qual estabelece, entre outros itens, o volume mínimo de travessia de pedestre pela rodovia. A Ecovia já implantou 7 passarelas ao longo do perímetro urbano que compreende Curitiba a São José dos Pinhais e a restauração de 3 passagens subterrâneas localizadas nos quilômetros 78,8 / 80,8 e 77,4 da BR 277 todas iluminadas e com estrutura para a passagem de cadeirantes (pessoas com necessidade física especial) e carrinheiros. No total já são 10 passagens seguras disponíveis a população vizinha a rodovia.

  • 14. Se eu precisar de informações ou quiser fazer uma reclamação, como posso entrar em contato com a Ecovia?
  • Resposta:

    Ligando para 0800 410 277. Neste site, através do link da Ouvidoria. Através dos livros disponíveis nos postos SAU - Serviço de Atendimento ao Usuário, localizados nos quilômetros 61,3 – sentido Curitiba e nos km 35 e 11 – sentido Paranaguá na BR 277 ou - Escrevendo para o endereço: BR 277 km 60,5 - Caixa Postal 1505 CEP 83056-980 – São José dos Pinhais - A/C da Ouvidoria

  • 15. Eu quero construir defronte (outdoors, placas, obras e acessos) a rodovia. Como devo proceder?
  • Resposta:

    As informações poderão ser obtidas através do telefone 0800 410 277 ou no 3381 6555 (em horário comercial).

Para Emergências 0800 410 277
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